segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dicas sobre garantia estendida

‘É preciso saber o que a garantia estendida exclui', diz Nadja Sampaio

A jornalista especialista em defesa do consumidor explica quando é vantagem contratar a garantia estendida.

A queda do IPI para a linha branca é mais um estímulo para o consumidor ir às compras neste Natal. O comércio está animado, o que também deve aumentar as vendas da garantia estendida. A jornalista especialista em defesa do consumidor Nadja Sampaio explica os prós e contras deste serviço vendido muitas vezes junto com os produtos.

Nadja chama a atenção: “A garantia estendida é um seguro, então as regras que valem não são as mesmas da garantia da loja nem do fabricante. Valem as regras de seguro”.
Outro ponto importante é saber quais são as cláusulas de exclusão. “Às vezes, não são colocadas na garantia peças que são o ‘coração’ do produto”, esclarece a jornalista. Dessa maneira, a parte do conserto que caberá ao consumidor será grande a ponto ser mais vantagem comprar um novo. Nadja dá um exemplo: “Se você comprar um aparelho de DVD com garantia estendida que não cobre o leitor óptico, uma peça importante e cara, não vai valer a pena”.

Na hora da compra parcelada, vale também prestar atenção se a garantia estendida vai ser dividida também. “Isso é venda casada e não pode. Além disso, se botar todo o valor e parcelar, juros vai correr também em cima do seguro e ele vai sair caro”, alerta Nadja.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: