quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Tribunal húngaro derruba controversa lei religiosa

A polêmica lei de Igrejas, que foi criado para registrar todos, mas 14 "histórica" ​​religiões na Hungria, foi derrubada hoje pelo Tribunal Constitucional do país.
A lei, que estava programado para entrar em vigor 01 de janeiro de 2012, teria forçado mais de 300 religiões minoritárias, incluindo a Igreja Adventista do Sétimo Dia na Hungria, para empreender um árduo processo de reaplicação para o parlamento para o retorno do seu estatuto jurídico .
A Associação Internacional de Liberdade Religiosa tem se manifestado contra a lei, uma vez que foi aprovada em julho deste ano. Na semana passada, Dwayne Leslie, diretor de assuntos legislativos da IRLA, e Ganoune Diop, representante da organização das Nações Unidas, reuniu-se com o embaixador da Hungria para os Estados Unidos, Gyorgy Szapary, para expressar suas preocupações. Em novembro, Diop e secretário-geral da IRLA, John Graz, reuniu-se com o embaixador da Hungria para as Nações Unidas, em Nova York para discutir a nova lei.
"Este é um grande dia para a causa da liberdade religiosa na Hungria", disse Graz. "Estamos muito satisfeitos que o Tribunal Constitucional se pronunciou de forma tão decisiva contra esta lei, o que teria desferido um golpe significativo à reputação da Hungria como um país que promove e protege a liberdade religiosa de todos os seus cidadãos."
A lei, que foi aprovada por uma maioria de dois terços do parlamento da Hungria, foi descrito pelo governo como um meio para acabar com as organizações fraudulentas operacional por trás da proteção da religião. Advogados de liberdade religiosa em todo o mundo, no entanto, criticaram a lei como aquele que teria causado dificuldades para muitos grupos menores fé.

Fonte: Adventist News Network

Nenhum comentário: